top of page

5 Dicas para melhorar o desempenho acústico em ambientes corporativos

Atualizado: 19 de jul. de 2021

Entre tantos detalhes a serem levados em consideração na composição e concepção de um projeto para um ambiente corporativo, o conforto acústico muitas vezes é subestimado. Considerado muitas vezes erroneamente com detalhe supérfluo e de custo elevado, o conforto acústico interfere diretamente sobre a produtividade da equipe, assim como o conforto térmico e lumínico.


Pensando em qualificar os espaços corporativos com soluções que não demandam ações drásticas e que proporcionem mudanças significativas, o Studio Tama separou cinco pontos que podem transformar um escritório em um local mais confortável acusticamente.


1. CARPETES Os carpetes ajudam e reduzir os ruídos causados pelo impacto gerado por calçados contra o piso. Em um ambiente corporativo com várias pessoas trabalhando é comum que haja deslocamentos e atividades que resultam em barulho. Esse barulho pode causar irritação nos demais colaboradores e interferir na produtividade e concentração da equipe. O carpete serve como amortecimento no piso, acaba como o “toc-toc” dos calçados e também contribui para a redução da reverberação dos sons no ambiente.



2. LAYOUT É necessário organizar o fluxo de trabalho e as atividades que serão desempenhadas dentro do escritório. É comum que equipes ou colaboradores tenham exigências específicas para cada atividade. Por exemplo, no local do escritório em que está a equipe de vendas é comum que haja barulho de pessoas falando ao telefone e conversando entre si, diferente do local onde está o departamento de RH ou financeiro, que exige que os colaboradores tenham maior concentração e silêncio. Conhecer a forma como as pessoas interagem e as exigências que cada função ou departamento exige é possível reduzir ou até mesmo acabar com as distrações geradas pelos sons.



3. BARREIRAS ACÚSTICAS As barreiras acústicas são uma solução prática e versátil para atenuar a reverberação dos sons dentro do escritório e impendem que o som direto provocado por um ambiente de trabalho interfira em outro. Essas barreiras podem ser feitas com móveis, biombos ou divisórias estofadas sobre as mesas. As divisórias estofadas podem ser instaladas após o escritório já estar funcionando, são feitas sob medida e em diversas cores e tecidos absorvedores.



4. ISOLAMENTO DE AMBIENTES ESPECÍFICOS Dentro dos escritórios existem espaços que demandam maior privacidade como salas de reunião e diretorias ou que são geradores de ruídos como as cozinhas e copas. As salas de reunião e diretorias exigem privacidade para que assuntos importantes para a empresa não sejam expostos, são nessas salas onde geralmente negócios são fechados e informações confidenciais são repassadas. É importante que haja privacidade e isolamento para evitar distrações nos outros postos de trabalho. Os ambientes como cozinha e copa demandam isolamento adequado a fim de evitar que o barulho dos eletrodomésticos interfira no trabalho da equipe. Além disso, os sons das vozes dos usuários destes ambientes também podem acabar atrapalhando a rotina do escritório. Isolar estes espaços do restante do escritório garante que não haverá distrações e oferece privacidade aos colaboradores durante suas refeições.



5. MATERIAIS ABSORVEDORES O uso de materiais absorvedores quando se trata de conforto acústico é indispensável. Dentro de um escritório há o som direto que sai da fonte sonora até o receptor e que é o primeiro som a ser ouvido. Depois há as reflexões iniciais, que são aquelas que chegam aos ouvidos após o som direto e, posteriormente, o campo reverberante, que são os sons que chegam mais “atrasados” por terem percorrido caminhos maiores e refletidos nas superfícies do local. Boa parte dos ruídos que nos geram incômodo nos ambientes com várias fontes sonoras é o campo reverberante. Esse campo aumenta conforme o tempo de reverberação também aumenta. Algumas soluções para reduzir esse efeito são a utilização de itens com materiais absorvedores como espumas, detalhes estofados, móveis macios, cortinas, plantas e painéis feitos com materiais anti-reverberação.


A melhoria na qualidade do som do ambiente proporciona um espaço de trabalho mais saudável e produtivo para todos da equipe. O investimento em projeto que alie essas técnicas à qualidade estética visual tem, sem dúvidas, impacto direto na qualidade do ambiente de trabalho.


Autora: Arquiteta Paula Fernanda Pereira


Referências:


LADYTEX. Lady: Conforto Acústico: O diferencial para um bom ambiente de trabalho. Blog. Disponível em: <https://www.ladytex.com.br/conforto-acustico-ambiente-de-trabalho/>. Acesso em: 28 de jun. de 2021.


MIRANDA, Gabriel. Como melhorar a acústica nos ambientes de trabalho. Qualidade Corporativa. Disponível em: <http://www.qualidadecorporativa.com.br/acustica-em-ambientes-corporativos/>.

Acesso em 28 de jun. de 2021.


FALCÃO, Lucas C. Tudo que você precisa saber sobre isolamento acústico em salas de reunião. Concepção Acústica, 2020. Disponível em: <https://www.concepcaoacustica.com/post/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-isolamento-acustico-em-salas-de-reuniao>. Acesso em: 28 de jun. de 2021.






 
 
 

Comentarios


bottom of page