Arquitetura e Marketing: uma fusão indispensável para empresas
- Paula Pereira
- 2 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2021
Em meio a tantas empresas no mercado disputando os mesmos clientes é indispensável encontrar formas de se destacar para o público através do valor das marcas nos espaços físicos. O marketing na arquitetura comercial é uma estratégia adotada para criar um sentimento de valor em relação a um produto ou serviço.
A utilização de métodos de marketing na arquitetura podem atingir o público-alvo ou até mesmo a equipe interna de colaboradores. No cliente final o foco é formar uma experiência sensorial única, enquanto nos colaboradores é o engajamento, ambas ações com objetivo de reforçar os valores de uma marca.

Figura 1 - Projeto corporativo. Fonte: Dennys Manske.
Na arquitetura comercial, os projetos de restaurantes, por exemplo, podem criar uma memória de experiência nos clientes através do uso de cores e elementos da marca. Esta lembrança pode estar nos revestimentos de parede junto à decoração com uma música típica que reforça a cenografia do lugar. Os sentidos são aguçados em sua totalidade no cheiro e sabor dos pratos que são o foco do negócio, mas é a arquitetura que move a cena para um clima único e marcante. A forma sensorial como aquela experiência se traduz ao cliente é que faz com que ele volte para o lugar desejando sentir novamente aquela vivência.

Figura 2 - Aplicação da identidade visual na arquitetura comercial. Fonte: Acervo próprio.
Os espaços de escritórios são, por outro lado, modelos de aplicação de marketing para atingir internamente os valores de uma organização. A arquitetura corporativa se traduz em cores, estampas, decoração, textos e imagens que motivam equipes de trabalho a alcançar determinados objetivos. No final, trabalhar de forma mais eficiente em um espaço corporativo está aliado fortemente à boa experiência do lugar, mais do que metas e prêmios dirigidos por líderes muitas vezes como únicos estimuladores de produtividade.

Figura 3 - Aplicação de identidade visual no ambiente comercial. Fonte: Acervo próprio.
Por fim, arquitetura e marketing precisam andar de mãos dadas na busca da valorização de uma marca no mercado. O alinhamento dessas estratégias de comunicação nos espaços fortalece a impressão das empresas no mundo, sendo estes elementos grandes potenciais no crescimento e alcance de um número maior de clientes.
Autor: Paula Pereira, Tiago Tamanini, arquitetos do Studio Tama.
Comments