Como o ambiente interfere na produtividade?
- Gabriela Miranda
- 14 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Já se sabe que o ambiente construído exerce influência direta e indiretamente em nossos sentimentos, isso vale também para os nossos espaços de trabalho. Um ambiente inadequado ou insalubre pode afetar na saúde e na produtividade dos colaboradores. Ter funcionários motivados e que vestem a camisa da empresa faz toda a diferença nos resultados, além disso esses fatores servem de combustível para que a equipe se mantenha focada e engajada.

Muitas empresas já entenderam os efeitos que o ambiente produz sobre seus funcionários e estão buscando qualificar e humanizar os espaços de trabalho.
Pensando nisso nós elencamos quatro fatores para se atentar quando o assunto é melhorar os espaços de trabalho:
1. ILUMINAÇÃO
Seja luz natural ou artificial, os ambientes precisam estar iluminados conforme o seu uso, as lâmpadas devem estar dimensionadas e distribuídas conforme a necessidade de cada espaço;
2. CLIMATIZAÇÃO
Sempre que possível aproveite as entradas de ventilação natural. Quando houver a necessidade de utilizar ventilação mecânica, os aparelhos devem ter capacidade suficiente para atender o ambiente sem sobrecarga.
3. ERGONOMIA
Proporcionar conforto para seus funcionários na hora do trabalho faz uma grande diferença ao final do dia, invista em mobiliário com dimensões e materiais adequados.
4. DESCOMPRESSÃO
Promova momentos de lazer e socialização para seus colaboradores, invista em espaços para conversas, momentos de distração e bem-estar.
Um ambiente de trabalho saudável, tanto física como psicologicamente exerce grande influência no desempenho, na saúde e na qualidade de vida dos colaboradores, além de afetar diretamente os resultados que a empresa alcança.
Autora: Arquiteta Paula Fernanda Pereira
Comments