DESIGN ATIVO: A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA NO BEM ESTAR DAS PESSOAS
- Tiago Tamanini
- 19 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
O design ativo no ambiente de trabalho é uma abordagem que visa criar espaços de trabalho que encorajam o movimento e a interação social, enquanto também promovem a produtividade. O conceito arquitetônico de design ativo visa criar ambientes que promovem atividade física, ajudando a diminuir o sedentarismo. Essa abordagem pode ser aplicada a uma ampla variedade de espaços de trabalho, desde o meio urbano, em escritórios tradicionais até espaços de coworking e locais de trabalho remotos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os últimos 15 anos têm revelado dados preocupantes com relação à baixa frequência de atividades físicas realizadas por crianças e adultos principalmente no Brasil. O país que está no ranking dos mais sedentários do mundo, à frente dos Estados Unidos, é o mais sedentário da América Latina.
Como a arquitetura pode influenciar a vida das pessoas, aplicando o design ativo? Reconhecendo que a inatividade física foi um fator significativo na diminuição da expectativa de vida, principalmente porque promoveu obesidade, hipertensão e glicose no sangue, os responsáveis pelo planejamento na cidade de Nova York desenvolveram um conjunto de diretrizes que, entre outras coisas, eles esperavam promover a saúde através da promoção da atividade física.
Quatro conceitos-chave surgiram desse processo: Os edifícios devem encorajar maior movimento físico dentro deles para usuários e visitantes. As cidades devem fornecer espaços recreativos que sejam acessíveis e encorajar a atividade física para uma variedade de idades, interesses e habilidades. Os sistemas de transporte nas cidades devem encorajar a atividade física e deve incentivar o uso de veículos não motorizados. Cidades, áreas de mercado e edifícios devem fornecer acesso imediato a alimentos e ambientes de alimentação saudável. Da cidade de Nova York, o movimento de design ativo se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo.

Figura 1 - Ambiente Corporativo Divvy.
Foto: Dennys fotos.
Aplicando o design Ativo no escritório:
Uma das estratégias já pode ser adotada ainda em fase de projeto nos layouts, na disposição dos ambientes de forma que as pessoas possam circular pelos espaços e dessa forma estarem mais ativas fisicamente nas atividades do dia a dia.
Através do uso de móveis ergonômicos, como mesas ajustáveis em altura e cadeiras de escritório com apoio lombar, os funcionários são incentivados a movimentar-se mais ao longo do dia, o que pode ajudar a melhorar a sua saúde geral e reduzir o risco de doenças relacionadas com o sedentarismo.
E o incentivo de uso das escadas, como “dê preferência para o uso de escada” ou “queime calorias e não gaste energia”, instaladas nos halls dos elevadores, causam grande efeito na escolha pelo deslocamento por escadas e não por elevadores.
Em resumo, o design ativo no ambiente de trabalho pode oferecer muitos benefícios para os funcionários e empresas, desde a redução do sedentarismo até a promoção da colaboração e criatividade. Ao criar espaços de trabalho que incentivam o movimento e a interação, as empresas podem ajudar a melhorar a saúde e bem-estar dos seus funcionários. Com isso podendo tornar também os funcionários mais propensos a se envolver em discussões e colaborações espontâneas, gerando uma maior criatividade e inovação no local de trabalho.
Autora: Arquiteta Karina Costa e Silva
REFERÊNCIAS
Hisourt Arte Cultura Exposição. Design Ativo. https://www.hisour.com/pt/active-design-27808/. [Online] [Citado em: 10 de Abril de 2023.] https://www.hisour.com/pt/active-design-27808/.
Nagay, Camila. Design ativo: seu poder em criar ambientes mais saudáveis. athiewohnrath.com.br. [Online] [Citado em: 10 de Abril de 2023.] https://www.athiewohnrath.com.br/aw-e-trends/neuroarquitetura-escritorio/.
Autor: Karina Costa e Silva, Tiago Tamanini, arquitetos do Studio Tama.
Comments